Aprendizagem significativa acontece por motivação, nunca por imposição. Como o próprio nome diz, precisa ter significado, precisa atender a necessidades reais e dar respostas reais a quem aprende.
Qual o sentido ou o prazer em ensinar algo que o outro não precisa saber de fato, ou simplesmente não quer saber?
Existe um padrão a seguir, uma avaliação de desempenho que pressupõe que todos queiram ou precisem aprender as mesmas coisas.
Perdemos o brilho nos olhos que só o aprendizado traz, e esta é a melhor parte de aprender algo - o brilho nos olhos.
Infelizmente a escola está longe de alcançar o ideal de respeito a cada ser humano como único e despertar o potencial criativo que existe em cada um.
Aplicativos e plataformas online não resolvem o problema, apenas mascaram a desconexão entre a escola e o mundo.
Não basta utilizar um aplicativo online para resolver exercícios ou enviar o dever de casa para o professor se ainda se tem que estudar coisas sem valor real a quem está aprendendo.
Esta é a realidade que vejo. Até muita tecnologia, porém aplicada a um formato antigo e vencido de educação,
Precisamos nos libertar deste padrão injusto e sem sentido e lutar por uma escola mais viva, atenta às novas necessidades.
A curiosidade é uma característica do ser humano em geral, mas ela só é ativada quando algo nos provoca, nos desafia e nos motiva a saber mais.
Precisamos de um espaço acolhedor às diferenças e aos projetos pessoais dos alunos, porque a vida de cada pessoa importa e tem direito a escolher seu próprio caminho.
A liberdade de escolha, a liberdade de assumir sua própria identidade e inteligência é decisivo no desenvolvimento pessoal.
Todos são inteligentes a seu modo. O grande problema é que alguns não chegam a saber ficando condicionados a ser o que a escola determina , o que alguém determina que é importante.
Aprender só tem significado quando promove o crescimento real. Quando cada um pode encontrar seu próprio caminho, seu próprio jeito de aprender.
É muita pretensão achar que todos aprendem ouvindo aulas expositivas ou copiando, resolvendo exercícios.
A aprendizagem significativa se sustenta baseada em 5 fatores:
- É intencional - Responde a necessidades reais, curiosidades reais do sujeito que aprende. Não adianta aprender coisas que estão fora do contexto, ou que não se adequam ao universo do estudante.
- É personalizada- O aluno precisa ter liberdade e autonomia para aprender do seu jeito: seja ouvindo, experimentando, pesquisando , trocando ideias... Descobrir o melhor caminho para cada um é fundamental no processo de aprender. Aprender a aprender é libertar-se dos padrões.
- É ativa - Tudo que se aprende precisa ser aplicável na vida real não importa o grau. É fundamental que o aluno saiba para que está estudando algo e possa fazer pequenas experiências daquilo que estuda.
- É autêntica - tudo que aprende precisa fazer parte de um contexto conhecido , para que não sejam meras informações acumuladas na memória.
- É colaborativa - Toda ação é uma ação coletiva pois vivemos em grupos sociais, seja a família, amigos ou grupos mais amplos. Aprendemos uns com os outros e o crescimento pessoal de cada indivíduo reflete em sua interação com os grupos dos quais participa.
Aprender é uma das melhores coisas da vida, é o que nos deixa vivos, ativos e evoluindo. A escola precisa ser o lugar para esta evolução, e podemos começar respeitando as diferenças, potencializando talentos e gerando curiosidade e vontade de evoluir.
Todo meu trabalho com Perfis de aprendizagem e modelos personalizados de educação está baseado nesta premissa: o direito a ser o que é.
Você pode saber mais sobre perfis de aprendizagem no artigo Perfis de aprendizagem
"Você só é bom no que faz quando tem liberdade de ser você mesmo."